sábado, 20 de novembro de 2010

Homem de cor

O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra. A recomendação é para que seja vivenciado nas telessalas do Travessia.

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).

Como forma de homenagear a negritude, no Brasil, pinçamos o texto anônimo na internet "Homem de cor". Bem humorado, ele reflete sobre o preconceito racial - camuflado ou não - que se utiliza de eufemismos na designação linguística e na fala inconsciente dos brasileiros.

Homem de cor

Após ser chamado de homem de cor, o crioulo vira-se e diz: - Caro irmão branco, quando eu nasci, eu era negro; depois eu cresci, eu continuei negro; quando eu pego sol, eu sou negro, quando sinto frio, eu permaneço negro, quando eu tenho medo, eu sou negro, quando adoeço, continuo negro, e o dia em que eu morrer, ainda serei negro.

Enquanto que você, homem branco..., quando nasceu, era rosa; e aí... cresceu e ficou branco; agora, quando você pega sol, fica vermelho; quando sente frio, fica azul; quando sente medo, fica verde; quando adoece, fica amarelo, e quando morrer, ficará cinza. Então, prezado amigo, como é que ainda tem a cara de pau de me chamar de homem de cor?!

Alunos doTravessia integrados na IV Exposição Cultural, em Escada


Ocorrida no dia 3 de novembro, a IV Exposição Cultural, promovida pela Escola Estadual Monsenhor João Rodrigues - na cidade de Escada, deu lugar a algumas das atividades de alunos (turmas 2009 e 2010) e professores do Travessia - Médio.

Sob a supervisão da prof.ª Amara Queiroz e orientados pela prof.ª Adaura Martins, os discentes mostraram - na prática - quais os alimentos capazes de agradar o paladar, combinando corpo saudável e boa forma.

Foi montado, também, stand e distribuído folhetos com a finalidade de chamar a atenção para os riscos da internet - através do mau uso das redes sociais, tais como facebook, orkut, twitter, sonico, quepasa e messenger.

Muito bom!